Cada local de trabalho e função exercida possui riscos para um funcionário, sejam altos ou mínimos. Uma alteração de atividades diárias ou ambiente de trabalho pode modificar os riscos impostos no dia a dia, por isso se faz necessário, sempre que houver alteração, o Exame de Mudança de Risco Ocupacional.
O que é e quando é feito?
O exame avalia a saúde do colaborador em relação a uma alteração nos riscos diários que o trabalhador terá. O objetivo é entender se o funcionário está apto para exercer suas atividades laborais em segurança diante dos novos riscos que estará exposto.
Sempre que houver alteração nos riscos, se faz necessário o exame. Um colaborador não deve iniciar uma nova função ou em um novo local de trabalho sem que tenha feito o exame, pois estará indo contrário às orientações da NR-7, o que pode causar consequências para o próprio funcionário e também para a empresa.
Como é feito o exame de risco ocupacional?
O médico do trabalho analisa as condições de risco às quais o colaborador será exposto, e diante delas, define exames necessários para garantir a saúde e segurança diante dos novos riscos. Lembrando sempre de estar ciente e considerar as pré-disposições do trabalhador.
Quais exames o médico pode pedir?
Além do exame clínico, alguns exames complementares poderão ser solicitados, afim de garantir a saúde e segurança do trabalhador em questão. Os exames solicitados sofrem variações de acordo com a predisposição com os novos riscos. Alguns dos exames complementares que podem ser pedidos são:
- Audiometria
- Acuidade Visual
- Espirometria
- ECG
- EEG
- Laboratoriais
- Psicossocial, e outros.
E se o funcionário não estiver apto?
O parecer do exame de Mudança de Risco poderá ser apto ou inapto, contudo, dependerá do cargo, função e ambiente do trabalho para saber se a inaptidão será para toda a função ou parcial.
Sim, é possível que um profissional esteja apto para a função, porém inapto para Trabalho em altura.
Uma vez que o exame indique alguma inaptidão, o funcionário não poderá exercer aquela atividade ou função, pois a empresa pode enfrentar sanções perante a lei, por expor seu funcionário a riscos de saúde aos quais não está apto.
Onde realizar exames ocupacionais?
Em clínica ocupacional, a Inmestra leva solução ocupacional onde quer que você esteja, atendemos em âmbito nacional com credenciados em todos os estados
Com uma equipe multidisciplinar de atuação preventiva e responsiva deixe de lado a burocracia e caminhe com a inovação, entre em contato conosco!